INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO E PRÁTICAS DO PROCESSO PRODUTIVO

Estive durante os meses de junho e julho em Trier na Alamenha, realizando um Estágio Prático na Cervejaria Kraft Bräu. Retornei com novos conhecimentos e práticas. Nosso curso agora está totalmente revitalizado...

Abraços, Felipe Viegas

Enriko e Patrick (Kraft Bräu) e Felipe Viegas (Taberna do Vale)

CURSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA EM CASA

CURSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA EM CASA
COMO CHEGAR NA TABERNA DO VALE - Nova Lima - Br-040 - sentido RJ - Av. Canadá, 968 - Bairro Jd. Canadá

Faça-nos uma visita, será um prazer recebê-los na Taberna do Vale. Agende sua visita com Felipe Viegas (31) 9136-8484

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

RANKING REVISTA PRAZERES DA MESA 2012 - AS 10 MELHORES...


Salve cervejeiros!
A revista Prazeres da Mesa divulgou sua tradicional lista com as melhores cervejas especiais disponíveis para a venda no Brasil.
A publicação reuniu personalidades e amantes da bebida para eleger os 60 melhores rótulos, nacionais e internacionais, disponíveis no mercado.
É gratificante notar que, dentre as 10 melhores, temos 5 cervejas nacionais, mostrando que a revolução cervejeira no Brasil ganha força a cada momento.

Confira abaixo as 10 melhores do ano de 2011:


1º lugar - Rodenbach Grand Cru


A Rodenbach Grand Cru é a versão mais ácida da Rodenbach, resultante da mistura de vários barris, sendo 1/3 de cerveja mais jovem e 2/3 de cerveja com pelo menos 2 anos de maturação, fazendo uma média de 18 meses de maturação.

A maior proporção de cerveja maturada por mais tempo contribui para sua maior complexidade e seu sabor frutado.
Parece champagne tinto. Mesmo assim, notas de malte e nozes. Carbonatação alta, mas no ponto. Uma cerveja única, e com ótima “drinkability”.
Família: Ale
Estilo: Flanders Red Ale
% alc.: 6,5









2º lugar - Colorado Indica
Genuína representante do Estilo India Pale Ale esta cerveja de alta fermentação é elaborada artesanalmente com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura, visando conferir-lhe um grande corpo, amargor e teor alcoólico (7%). Esta cerveja robusta é ideal para acompanhar pratos bem condimentados ou frutos do mar. 
Família: Ale
Estilo: English IPA
% alc.: 7,5










3º lugar - Tripel karmeliet
Famosa cerveja feita pela Brouwerij Bosteels. Eleita a melhor cerveja do mundo em 2008 no World Beer Awards. São usados 3 tipos de malte na receita, cevada, trigo e aveia e também estes 3 cereais na forma não maltada. Além destes ingredientes, são usados cascas de laranja e semente de coentro. O resultado é uma cerveja complexa com aromas e sabores de laranja, condimentos, caramelo, damascos, compota de frutas.
Prêmios: WBA 2008 - World's Best Ale
Família: Ale
Estilo: Belgian Tripel
% alc.: 8










4º lugar - Chimay Grande Reserve
Uma autêntica cerveja trapista, que significa que foi produzida sob a supervisão de monges dentro dos muros de uma abadia trapista: a Notre-Dame de Scourmont Abbey. É uma Belgian Strong Dark Ale de espuma bege densa e persistente e um denso líquido marrom escuro. O aroma é leve e simples, a complexidade vem do seu sabor: um frutado pouco doce, toffe, cítrico e seco.
Família: Ale
Estilo: Belgian Strong Dark Ale
% alc.: 9












5º lugar - Duvel
Referência mundial no estilo. Anteriormente chamada de Victory Ale em homenagem a vitória na Segunda Grande Guerra. Esta cerveja passa por  3 fermentações , sendo a última delas dentro da garrafa. Este processo confere para a cerveja aromas e sabores únicos, além de uma carbonatação vigorasa e uma espuma abundante e muito persistente, característica marcante da Duvel.
Família: Ale
Estilo: Belgian Strong Golden Ale
% alc.: 8,5














6º lugar - Brooklyn Lager
Esta é a principal cerveja da Brooklyn Brewery, a premiada Brooklyn Lager apresenta uma coloração âmbar, um bom início maltado e um fino amargor e aroma floral resultante dos lúpulos usados. As qualidades aromáticas são aprimoradas pelo "dry-hopping”, a secular técnica de maceração com lúpulos frescos com uma longa e fria maturação. O resultado é uma cerveja maravilhosamente saborosa, suave, refrescante e muito versátil com a comida.
Família: Lager
Estilo: Viena Lager
% alc.: 5,2





7º lugar - Colorado Demoiselle
Uma cerveja escura como a noite e que leva café na sua formulação. Esta cerveja Porter é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. Este café é comprado direto do produtor, moído e torrado segundo nossas especificações e macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro. Usando este método evitamos que o café perca seus melhores aromas devido às altas temperaturas presentes no processo de brassagem.
Família: Ale
Estilo: Robust Porter
% alc.: 6









8º lugar - Bierland Viena
Destaque da Cervejaria Bierland, esta Viena lager ganhou medalha de prata no aclamado e respeitado European Beer Star. Cerveja de coloração acobreada e início maltado e caramelado, logo dá-se lugar aos lúpulos cítricos que remetem a maracujá e geléia de frutas. Um toque apimentado também dá para ser notado. Final seco e um pouco amargo. Este conjunto todo a torna uma cerveja com personalidade e bastante drinkability.
Família: Lager
Estilo: Viena Lager
% alc.: 5,4











9º lugar - Bamberg "Camila Camila”
Esta cerveja foi totalmente inspirada na música "Camila Camila” da banda de rock Nenhum de Nós. A arte do rótulo é uma ilustração da letra da música. O sabor e o estilo, uma bohemian pilsen, remete a personalidade da personagem, delicada e forte. Até o nível de amargor, ajustado para 42 IBUs, que é a idade que a personagem tem hoje, na época tinha apenas 17 anos.
Família: Lager
Estilo: Bohemian Pilsner
% alc.: 5





10º lugar - Perigosa
A Bodebrown é uma cervejaria curitibana que está dando o que falar ultimamente no meio cervejeiro, muito em função de suas receitas inusitadas para o padrão nacional.  Esta cerveja teve de ter sua "razão social” modificada para poder ser lançada, antes ela se chamava Venenosa e agora é chamada de Perigosa IPA. Ela contém 100 IBU (International Biterness Unit), medida que mensura a quantidade de amargor presente uma cerveja. Apresenta aromas cítricos de grapefruit e limão siciliano além de um leve dulçor que remete a mel e caramelo.
Família: Ale
Estilo: Imperial IPA
% alc.: 9,1



Fonte: Site Cervejas Fortal - www.cervejasfortal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário