INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO E PRÁTICAS DO PROCESSO PRODUTIVO

Estive durante os meses de junho e julho em Trier na Alamenha, realizando um Estágio Prático na Cervejaria Kraft Bräu. Retornei com novos conhecimentos e práticas. Nosso curso agora está totalmente revitalizado...

Abraços, Felipe Viegas

Enriko e Patrick (Kraft Bräu) e Felipe Viegas (Taberna do Vale)

CURSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA EM CASA

CURSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA EM CASA
COMO CHEGAR NA TABERNA DO VALE - Nova Lima - Br-040 - sentido RJ - Av. Canadá, 968 - Bairro Jd. Canadá

Faça-nos uma visita, será um prazer recebê-los na Taberna do Vale. Agende sua visita com Felipe Viegas (31) 9136-8484

quarta-feira, 25 de abril de 2012

TABERNEIROS CAMPEÕES NO CONCURSO INTERNO DA ACERVA MINEIRA


No último fim de semana a Acerva Mineira realizou a segunda edição de seu concurso interno, chamado informalmente por nós de concurso da ” Inconfidência Cervejeira Mineira” . lembrando tanto 21 de abril – Dia de Tiradentes, o pai da Inconfidência, como a ideia original de criarmos a uma ” escola mineira cervejeira”. Para tanto é obrigatório o uso de algum ingrediente que seja parte da cultura gastronômica mineira. A edição do ano passado foi tão comentada que levou à organização do concurso nacional das acervas a incluir em 2012 a categoria livre, com a mesma obrigatoriedade de uso de algum elemento da gastronomia brasileira.


Uma alegria tomou conta da Taberna do Vale, ao saber que alguns Homebrewers "formados" nos cursos da Taberna foram premiados...

Entre eles:

Lucas Narciso, Otávio Miranda, Alfredo Carneiro - Medalha de Prata no Estio Irish Red Ale 

Pedro Gusmão, Vinícius Teles e Guilherme Giovani - Medalha de Ouro Estilo American IPA

André Souza - Medalha de Bronze Estilo American IPA

João Marcelo - Medalha de Ouro - Estilo Livre - Escola Mineira


Na primeira edição, em 2011, o concurso mineiro premiou nos primeiros lugares cervejas que levavam boldo, fumo de rolo e doce de leite. Todas inusitadas e deliciosas,  belíssimas representantes da cultura de Minas. Sendo assim, a expectativa de todos para este ano era sobre a criatividade dos cervejeiros  em encontrar novos elementos, que fossem tão representativos como as do ano anterior. E não é que eles conseguiram mostrar novos ângulos e sabores??

Levou medalha de bronze o advogado Bernardo Gosling que, participando pela primeira vez de qualquer concurso, produziu a Pitãg-ale – uma blonde com folhas e frutos da pitangueira. Ele conseguiu imprimir à cerveja um aroma  intenso e perceptível da pitanga. No sabor a fruta também estava lá, com seu travo característico, uma certa adstringência, mas sem nos tirar a vontade de bebê-la.

Em segundo lugar, com medalha de prata, ficou o Daniel Draghenvaard, cervejeiro dos mais criativos em Minas Gerais, reconhecido por seus inquestionáveis hidroméis. A cerveja dele, chamada Minas de Ferro, uma strong dark ale com acréscimo de café arábica colhido no sul do estado e um gruit formado por sálvia, guaco e artemísia, além de melaço de cana, impressionou pela robustez, aromas quase palpáveis de cada elemento e, mais que  tudo, pela concepção da receita tão complexa.

CERVEJA DE PÃO DE QUEIJO, UAI, GOSTEI...  Mas foi o Taberneiro João Marcelo Mendes, o grande vencedor desse páreo, pela coragem de utilizar um ingrediente nada fácil para uma cerveja. Decidido a levar para o copo um dos elementos que mais representam a gastronomia de Minas Gerais – o pão de queijo – o cervejeiro produziu uma brown ale com polvilho! Isso mesmo, com a goma azeda da mandioca… aquela, com cheiro bastante característico e bem pouco agradável. E o resultado surpreendeu a todos os juízes – não era turva, não era azeda, continha o aroma estranho mas sem chocar. Pela coragem em traduzir um conceito, mostrando não só criatividade mas também muita técnica, a medalha de ouro foi para essa ” Peripécia de São João”, assim chamada pelo João Marcelo.

Agora, é esperar o feriado de Tiradentes de 2013, quando a terceira edição do concurso interno da Acerva Mineira será realizada. Até lá novos cervejeiros farão parte da associação, novas ideias irão surgir e novos conceitos serão criados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário