INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO E PRÁTICAS DO PROCESSO PRODUTIVO

Estive durante os meses de junho e julho em Trier na Alamenha, realizando um Estágio Prático na Cervejaria Kraft Bräu. Retornei com novos conhecimentos e práticas. Nosso curso agora está totalmente revitalizado...

Abraços, Felipe Viegas

Enriko e Patrick (Kraft Bräu) e Felipe Viegas (Taberna do Vale)

CURSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA EM CASA

CURSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA EM CASA
COMO CHEGAR NA TABERNA DO VALE - Nova Lima - Br-040 - sentido RJ - Av. Canadá, 968 - Bairro Jd. Canadá

Faça-nos uma visita, será um prazer recebê-los na Taberna do Vale. Agende sua visita com Felipe Viegas (31) 9136-8484

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

GAMBRINUS


As lendas de Gambrinus


Nada melhor do que falar sobre a lenda de Gambrinus, patrono não oficial da cerveja. Assim como grande parte das histórias desse cunho, três itens se misturam em um mesmo caldeirão repleto de fatos comprovados e “achismos”: realidade, imaginação e o boca a boca promovido ao longo dos anos.
gamb_gambrinus
Quanto à lenda só uma informação é consensual: sua data santa é 11 de abril, mesmo que a Igreja Católica não a reconheça. Agora quando as perguntas evoluem para o questionamento de quem foi Gambrinus, o que surgem são diversas respostas que nem sempre parecem estar conectadas entre si. Há quem diga que ele foi um cavaleiro medieval, um senhor beberrão, um dos copeiros do imperador Carlos Magno e até mesmo um rei que aprendeu a arte da cerveja com Ísis, deusa da fertilidade e maternidade. Esta última hipótese foi levantada pelo poeta alemão Burkart Waldis, em 1543. Incrível, não?
gamb_gambrinus 2

As mais populares

Mas uma das histórias que mais se destaca se passa no século XIII. Nesta vertente, Gambrinus é um jovem aprendiz de vidreiro que se apaixona pela bela Flandrine. Ela, porém, não corresponde seu amor, motivo pelo qual o rapaz decide tirar a própria vida. Porém, momentos antes de conseguir completar a intenção, o diabo aparece e diz que lhe daria um dom magnífico para ganhar o coração da moça, e se assim não fosse, concederia outro para esquecê-la. Ele, então, virou um ótimo bailarino e músico, mas mesmo assim não conquistou a mulher. O diabo, então, para cumprir o trato, ensinou ao jovem a arte da cerveja e, assim, sempre que bebia o líquido ele já não se recordava de Flandrine e da sua dor.

Uma lenda relevante é que por volta do ano 1.100, os cervejeiros de Bruxelas decidiram que um homem forte e corajoso deveria ser o líder do povo. Eles organizaram um concurso, em que um grande barril de cerveja foi colocado sobre o chão. O homem que conseguisse carregá-lo a uma distancia de cerca 18 metros se tornaria o Rei da cerveja.

Entre muitos que se inscreveram para o concurso estava o duque de Brabent, cujo nome era Jan Primus, um homem de muita força inteligência considerável. Com alegria ele observou esforços inúteis dos diversos concorrentes de mover o barril de cerveja. Quando chegou sua vez, ordenou que um servo instalasse uma torneira no barril. Ele, então, deitou-se sob o barril, abriu a torneira e bebeu até que o barril estivesse vazio. Feito isso, ele levou o barril sem esforço por toda a distância exigida.
Pela magnitude desta idéia inteligente, os cervejeiros de Bruxelas o nomeou como seu líder honorário. A partir de então ele se tornou o padroeiro dos cervejeiros e taberneiros. E Jan Primus tornou-se Gambrinus, o Rei da cerveja.
.
bruxelas-lenda
Outra vertente mítica bastante divulgada é a de que Gambrinus foi um rei de Flandres, região atual da Holanda, que dotava de habilidades nunca vistas antes para produzir cervejas. A sua imagem fictícia pode, no entanto, ter derivado de uma figura real: John The Fearless (João Sem Medo), duque da Borgonha, que é considerado por alguns como o pioneiro na fabricação da cerveja com malte e lúpulo.
gamb_joaosemmedo

Rótulos

São por essas e outras histórias envolvendo Gambrinus que seu nome aparece frequentemente no mundo cervejeiro. Há menções de brejas homônimas na Romênia, Espanha, Bélgica, França, Canadá e pelo menos três nos Estados Unidos. No entanto, a mais famosa é produzida pela tradicional Pilsner Urquell, cervejaria tcheca que foi a primeira a produzir o estilo pilsener no mundo todo!
gamb_gambrinusurquell

Nenhum comentário:

Postar um comentário